Eu sempre quis trazer esse assunto para os meus seguidores porque costumo ouvir essa pergunta com razoável frequência. Geralmente, eu paro e respiro um pouco antes de responder. Sites ainda têm importância no Marketing Digital? Bom, vamos lá…

O site é o seu mundo onde você vai ter toda a liberdade técnica, criativa e comercial. Mesmo que você tenha excelentes perfis em redes sociais, é recomendável criar a sua própria estrutura de comunicação, seja um site, um blog, onepage ou uma landing page para captação de leads.

Vou deixar aqui os 5 motivos pelos quais os sites são ferramentas estratégicas indispensáveis para o seu Marketing Digital.

  1. Viva a democracia! Sites são democráticos e não exigem login e senha. Sites são livres para serem acessados em qualquer lugar do planeta, em qualquer dispositivo e a qualquer hora. O conteúdo de um site na web é democrático e, salvo as devidas exceções, eles não exigem login e senha. Se você quer que o seu conteúdo seja 100% acessível, trabalhando para conquistar novos leads e seguidores para a sua marca ou negócio, um site moderno e atualizado é uma ótima estratégia.
  2. Seu mundo, suas regras. Você controla o seu conteúdo e design. Um site dá a você o controle total sobre como exibir o seu conteúdo. Você escolhe o design, as cores, a distribuição dos elementos nas páginas, tamanho dos títulos, textos, formato das imagens e muito mais, sem precisar seguir regras e limites impostos por plataformas prontas de conteúdo, como perfis de redes sociais.
  3. Tudo em casa. Suas campanhas de links levam para a sua página. O sucesso dos seus esforços em Marketing Digital dependem, em grande parte, da qualidade e a eficiência do seu ambiente de conversão. Seja um site completo, um formulário de contato, seja uma única landing page ou página de captura, quando você tem total autonomia para customizar e configurar segundo suas necessidades tudo flui mais facilmente, sem nenhuma restrição para as suas estratégias de conversão.
  4. Sites adoram aparecer e podem ser rankeados nos buscadores. É verdade, sites são bem exibidos e, quando bem feitos, são facilmente rankeados pelos buscadores, como Google e Bing. Um site moderno segue estruturas semânticas eficientes para apresentar o conteúdo de forma atraente e visível para os robôs que indexam o conteúdo na web. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.
  5. Nada é para sempre. Lembra da rede social Orkut? Se você baseia toda a sua estratégia de Marketing Digital em plataformas de terceiros, onde não tem nenhum controle ou autonomia sobre a sua gestão, é o mesmo que construir uma bela casa em terreno alugado. Você pode ver todo o seu esforço, tempo e dinheiro desmoronar. Um site é o seu porto seguro, o seu terreno próprio, a casa da sua marca na web. Mesmo que a empresa que hospeda o seu site feche as portas, você copia o conteúdo e cria um novo site, em uma nova empresa de hospedagem.

Você pode fazer o seu site em WordPress, pode usar criadores automáticos, pode comprar sites prontos, pode contratar um designer e programador para fazer o projeto dos seus sonhos. Uma coisa é certa: não importa qual a tecnologia, faça!

E você, o que acha? Já tem um site, não tem, pretende fazer? Deixa aí nos comentários.

Se você ainda estiver na dúvida, lembre-se de que o seu concorrente já fez e está correndo na sua frente.

Até a próxima!